Centro de referência na coleta de sangue de Ribeirão Preto

O Hemocentro de Ribeirão Preto foi criado em 1990, como parte da ação do Governo do Estado de São Paulo, face a grave situação em que se encontrava o país e o estado em relação à questão do sangue. O Hemocentro de Ribeirão Preto, Departamento do HCFMRP-USP constitui um "Centro de referência" na coleta, processamento e distribuição de sangue para uma região de abrangência composta de 187 municípios de aproximadamente 4 milhões de habitantes.

Desenvolvedor de um constante programa de pesquisa

Integra uma rede composta por cinco núcleos de Hemoterapia (Araçatuba, Fernandópolis, Franca, Presidente Prudente e Taubaté); três unidades de Hemoterapia (Batatais, Bebedouro e Olímpia), um Posto de Coleta em Ribeirão Preto, além de várias Agências Transfusionais.

Seus procedimentos operacionais estão certificados pela NBR ISO 9001: 2008 e acreditado pela AABB - American Association of Blood Bank.

Há também um programa educacional voltado a rede básica de ensino chamado Casa da Ciência que iniciou as atividades em 2001, como parte do projeto CTC (Centro de Terapia Celular), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPID) financiados pela FAPESP.

O programa desenvolve atividades de ensino de ciências com objetivo de aproximar a pesquisa científica de alunos e professores da rede básica de ensino. O programa segue uma linha educacional que conta com o apoio de pesquisadores e pós-graduandos da Universidade de São Paulo e do Hemocentro RP.

Desde 2005, o programa “Adote um Cientista” oferece palestras, grupos de iniciação científica no “Pequeno Cientista”, oficinas de texto, experimentos, exposições e apresentação de resultados no “Mural”.

As palestras são ministradas por professores-pesquisadores e pós-graduandos. Já no Pequeno Cientista, participam grupos de alunos orientados por pós-graduandos, geralmente em duplas ou trios.

A Casa também tem como princípio promover o contato de jovens com pesquisadores no ambiente de pesquisa, fortalecer a Iniciação Científica, apoiar atividades em escolas com professores parceiros, instituir formas de registro do processo, avaliar e divulgar textos e demais materiais produzidos no site e redes sociais. Conheça o site do programa: www.casadaciencia.com.br